Visualização e medição precisa de cataratas densas
desafio

Avaliação

Visualização e medição precisa de cataratas densas

Visualização e medição precisa

Desafio clínico

Uma catarata densa é, por natureza, difícil de penetrar. Isto faz da avaliação pré-operatória da catarata um desafio. A medição biométrica precisa e o rastreio de patologias da mácula são essenciais para evitar surpresas refrativas.1,2,3

Paciente do sexo feminino, com 64 anos de idade, com uma catarata densa branca intumescente
Imagem cortesia de Mario de La Torre, M.D., Peru

Paciente do sexo feminino, com 64 anos de idade, com uma catarata densa branca intumescente

Utilizar a OCT anterior para fazer medições biométricas e a OCT posterior para rastreio de patologia da mácula

Solução clínica

Uma catarata densa é identificada com mais frequência no exame de lâmpada de fenda, em que pode não ser possível ver o fundo. A deteção de patologias da mácula que possam afetar a cirurgia e os resultados é de especial importância. A OCT posterior tornou-se no gold standard a este nível e apoia a tomada de decisões informadas sobre a seleção de LIO para o paciente. 3,4

Além disto, a medição exata do comprimento do eixo é crítica para o cálculo do poder das LIO, um passo fundamental para obter a refração pretendida.2 Mas como as cataratas densas são difíceis de penetrar, a medição precisa pode ser um desafio para os biómetros óticos.

Os dispositivos de OCT swept source anterior podem ultrapassar este problema. Num estudo recente, foi demonstrado que a tecnologia OCT-SS aumenta significativamente a proporção de medições bem-sucedidas do comprimento do eixo ocular em comparação com a tecnologia de PCI.5

Rastreio de patologias da retina na cirurgia da catarata

  • David Chang, MD, Robert Osher, MD e William Wiley, MD

Tecnologias de OCT ZEISS para medições biométricas precisas e rastreio fiável de patologias da retina

Solução ZEISS

Utilizar o ZEISS IOLMaster 700 com uma taxa de penetração de catarata de até 99%6 e identificar patologias da retina com o CIRRUS 6000, o equipamento de OCT de alto desempenho, para aumentar a eficiência do fluxo de trabalho de catarata.

ZEISS IOLMaster 700

ZEISS IOLMaster 700

O ZEISS IOLMaster 700 foi concebido para otimizar a eficiência do fluxo de trabalho, mesmo nos casos de cataratas densas, graças a:

  • Uma taxa de penetração de catarata de até 99%, que reduz a necessidade de usar ultrassons em 92%
  • Um tempo de medição < 45 segundos para ambos os olhos7
  • Fixation Check único para identificar patologias da mácula no seu fluxo de trabalho de rotina8
ZEISS CIRRUS 6000

ZEISS CIRRUS 6000

O ZEISS CIRRUS 6000 permite que as clínicas com casos de catarata revelem patologias ocultas e identifiquem corretamente os candidatos a cirurgia no momento certo, para a otimização da eficiência do fluxo de trabalho.

  • Captura 100 000 A-scans por segundo, para um campo de visão mais amplo de até 12 mm num único exame
  • Os protocolos de aquisição de muitos dados e os processos de captura oblíqua garantem a qualidade dos resultados de diagnóstico
  • Indica o estado objetivo da mácula
  • Ajuda a estabelecer as expectativas dos pacientes relativamente ao resultado visual final da cirurgia.

  • 1

    S.Garg, Surgeons meet challenges of removing rock-hard cataracts, Ocular Surgery News 2018, https://www.healio.com/news/ophthalmology/20181010/surgeons-meet-challenges-of-removing-rockhard-cataracts.

  • 2

    U. Devgan, Dense brunescent cataracts present surgical challenges, Ocular Surgery News 2011, https://www.healio.com/news/ophthalmology/20120331/dense-brunescent-cataracts-present-surgical-challenges.

  • 3

    A.Brissette, OCT Is Indispensable for Pre-op Cataract Evaluation, Opthalmology Management 2019, https://www.ophthalmologymanagement.com/newsletters/insights-into-integrated-diagnostic-imaging/may-2019.

  • 4

    Hirnschall N et al. Macular disease detection with a swept-source optical coherence tomography-based biometry device in patients scheduled for cataract surgery. J Cataract Refract Surg. 2016 Apr;42(4):530-6. 

  • 5

    Hirnschall N et al. Enhanced Penetration for Axial Length Measurement of Eyes with Dense Cataracts Using Swept Source Optical Coherence Tomography: A Consecutive Observational Study. Ophthalmol Ther 2018;7:119-124. 

  • 6

    R. Varsits, N. Hirnschall, B. Doeller, O. Findl; Increasing the number of successful axial eye length measurements using swept-source optical coherence tomography technology compared to conventional optical biometry; apresentado na ESCSR 2016. 

  • 7

    Dependendo do estado do olho e da experiência do utilizador. 

  • 8

    O ZEISS IOLMaster 700 claramente não se destina a diagnóstico. É necessário verificar os resultados e as patologias diagnosticadas com uma OCT específica da retina. 

  • 9

    M. Colvard, Phacoemulsification of the rock hard cataract, Eyeworld 2012, https://www.eyeworld.org/article-phacoemulsification-of-the-rock-hard.

  • 10

    http://corporate.ewreplay.org/?v=6122663037001.

  • 11

    R. J. Olson, MD, Salt Lake City, Review of Ophtalmology, Publicado a 15 de janeiro de 2005 Demystifying Dysphotopsia.