Webinário a pedido

Cirurgia guiada por fluorescência de tumores intraespinhais

Webinar gravado durante a ZEISS Spine Week 2021

22 dezembro 2021 · 18 MIN VISUALIZAÇÃO
Autor Yu-Mi Ryang, MD Chefe do Departamento de Neurocirurgia e do Centro de Terapêutica da Coluna Vertebral, Helios Klinikum Berlin-Buch, Berlim, Alemanha
Resumo

Cirurgia guiada por fluorescência de tumores intraespinhais

Contexto:
Os tumores intraespinhais são raros e aparecem normalmente com realce de contraste na RM devido à existência de danos a nível da barreira hematoencefálica. O objetivo dos dois vídeos intraoperatórios é mostrar as vantagens da ressecção guiada por fluoresceína de um meningioma torácico juxtamedular intraespinhal e de um ependimoma cervical intramedular intraespinhal com classificação OMS II.

Métodos:
Dois pacientes (sexo feminino, 65 e 84 anos de idade) receberam 5-10 mg/kg de peso corporal administrados por via intravenosa logo após a anestesia. A remoção do tumor foi efetuada microcirurgicamente com uma incisão na linha média da dura sob monitorização intraoperatória (PEM, PESS) com um microscópio ZEISS KINEVO 900 equipado com um filtro YELLOW 560.

Resultados:
Ambos os tumores apresentaram um forte realce devido à fluoresceína, facilitando a visualização e a ressecção do tumor ao melhorar a discriminação entre o tumor e a medula espinal e a dura-máter saudáveis. Foi possível a ressecção completa de ambos os tumores. No ependimoma intramedular, a fluoresceína foi especialmente útil após a remoção do tumor para verificar se havia restos de tumor na cavidade tumoral residual. No meningioma, a fluoresceína otimizou a visualização e a ressecção da cauda dural, que também mostrou uma forte fluorescência sob o filtro YELLOW. Não se registaram acontecimentos adversos. A ressonância magnética pós-operatória e as imagens de seguimento (3 e 30 meses pós-operatório) mostraram a remoção completa do tumor em ambas as pacientes, sem evidência de recidiva do tumor.

Conclusão:
A ressecção guiada por fluoresceína de tumores intraespinhais intra e extramedulares pode ser realizada de forma segura e eficaz, melhorando a visualização e a ressecção do tumor.

  • Som original: EN | Legenda: PT

    O médico apresentado neste vídeo tem uma relação contratual ou outra relação financeira com a Carl Zeiss Meditec AG e recebeu apoio financeiro.

Partilhar este artigo