Caso

Fluxo de trabalho de restauração pós-endodôntica CAD/CAM do pré-molar superior esquerdo

30 julho 2021 · 5 MIN VISUALIZAÇÃO
Autor Prof. Assoc. Marko Jakovac DMD, MSC, PhD Zagreb, Croácia
Resumo

Partilha de experiências entre pares sobre o fluxo de trabalho CAD/CAM com o ZEISS EXTARO 300

O vídeo mostra as possibilidades do ZEISS EXTARO 300 em combinação com um fluxo de trabalho digital. Em primeiro lugar, utilizámos o microscópio dentário para inspeção e avaliação. O paciente fez tratamento endodôntico e precisava de uma restauração da coroa no pré-molar superior esquerdo.
O dente precisava da formação da coroa antes da restauração CAD/CAM. Foi colocado um dique de borracha para garantir que o dente estava seco e limpo para a aplicação do adesivo. Quando começámos, foi necessária uma grande ampliação da câmara pulpar e da raiz. Após a preparação da raiz, foi colocado um pilar e um núcleo.
Quando o pilar e o núcleo foram terminados, o dente foi preparado sob diferentes ampliações. O microscópio dentário ZEISS EXTARO 300 ajudou a determinar a cor do dente.
O procedimento CAD/CAM envolve a digitalização intraoral, o desenho da restauração e a moagem. Neste caso, foi utilizada a cerâmica de vidro. Após o try-in, a coroa de dissilicato de lítio deve ser cristalizada e vidrada. Antes ou durante o processo de vitrificação, pode ser efetuada uma coloração.
Por fim, os pontos de contacto foram verificados e a coroa foi cimentada. A cimentação adesiva deve ser efetuada com isolamento do dente e seguindo as recomendações do fabricante do cimento. Com uma grande ampliação, foi possível verificar a adaptação marginal e limpar o cimento.

  • Som original: EN | Legenda: PT

    O médico neste vídeo tem uma relação contratual ou outra relação financeira com a Carl Zeiss Meditec AG e as suas filiais e recebeu apoio financeiro.

Partilhar este artigo