Webinário a pedido

Microdontologia na prática diária de restauração

6 outubro 2022 · 77 MIN VISUALIZAÇÃO
José Roberto Moura Junior, DDS, MS, Taubate, Brasil
Autor Dr. José Roberto Moura Junior DDS, MS, Taubate, Brasil
Resumo

Partilha de experiências entre pares sobre microdontologia na prática diária de restauração

O nível de precisão de que necessitamos atualmente para tirar o máximo partido das técnicas de restauração mais recentes é impossível de alcançar a olho nu.
Nesta apresentação, analisamos de forma abrangente o papel decisivo que a grande ampliação e, em particular, o microscópio operatório (MO) desempenham na obtenção da longevidade e dos melhores resultados estéticos e funcionais na prática diária da restauração.

A apresentação mostra que o MO pode ser utilizado em mais do que apenas procedimentos de restauração: com o equipamento, instrumentos, posições e formação adequados, este melhora a produtividade, a comunicação com o paciente, a previsibilidade e proporciona uma maior qualidade de tratamento. Isto ocorre porque o MO permite uma ampliação com maior versatilidade a nível da resolução da imagem e uma excelente visualização do campo de trabalho, com a melhor iluminação e a melhor postura de trabalho possíveis. Os microscópios desempenham um papel vital no aumento da visibilidade para um diagnóstico, preparação dos dentes, colocação de material e acabamento precisos, sendo também útil em outros procedimentos de restauração.

Ao contrário do que muitos dentistas pensam, o MO não é apenas para especialistas (endodontia, por exemplo). Os dentistas gerais são os que mais podem tirar partido dele, desde que incorporem esta tecnologia na sua prática clínica até que se torne rotina para todos os procedimentos, de modo a torná-los mais precisos, mais eficientes e mais económicos.


Partilhar este artigo