Fluxo de trabalho do tratamento com IORT para metástases cerebrais: a experiência de Mannheim e Barcelona


O fluxo de trabalho do tratamento com IORT para metástases cerebrais explicado na perspetiva de uma neurocirurgiã e de uma radioncologista.
Nesta palestra clínica, Stefanie Brehmer, MD e Anna Lucas, MD partilham as suas experiências no tratamento de metástases cerebrais com radioterapia intraoperatória (IORT) e ilustram como é o fluxo de trabalho do tratamento quando a radioterapia convencional é complementada pela IORT.
Na primeira parte, Stefanie Brehmer explica passo a passo a realização de uma ressecção de metástases cerebrais aplicando a IORT de um ponto de vista cirúrgico, com base nos dados clínicos do ensaio INTRAMET. Além disso, salienta todos os aspetos importantes que devem ser tidos em conta durante todo o processo de tratamento. De seguida, Anna Lucas apresenta o ponto de vista do radioncologista sobre o fluxo de trabalho do tratamento com IORT para metástases cerebrais. Ilustra em pormenor a forma como realizam o fluxo de trabalho do tratamento com IORT em Barcelona, desde a seleção do paciente, passando pela ressecção do tumor, até à irradiação e possíveis terapêuticas adjuvantes. No final, ambas discutem as vantagens e as possíveis armadilhas da IORT.

